Cooperativa Barra Mansa - Produzindo Qualidade

Mashbio dá dicas de como higienizar a ordenha para melhorar qualidade do leite
  30/3/2012 16:23:25

Janeiro/Fevereiro 2012

A Mashbio Indústria e Comércio Ltda. é uma empresa genuinamente brasileira instalada no município de Barra mansa (RJ). Atua na área de saneantes domissanitários e sanitizantes domésticos, institucional, PET e fazenda. Ela vem buscando sempre o desenvolvimento de novos conceitos e dispondo de alta tecnologia na produção. Garantindo assistência técnica onde oferece solução de produtos para limpeza e sanitização e no tratamento de águas, utilizando tecnologias de ponta e contando com profissionais altamente qualificados, além de desenvolver produtos que atendam as necessidades específicas de cada cliente, sempre buscando a combinação perfeita entre qualidade, segurança e economia. Nós oferecemos uma gama de produtos específicos (Aleph) para a limpeza e sanitização de ordenhas sendo os principais agentes de limpeza usados são os detergentes alcalinos, os detergentes ácidos e os sanitizantes.

Ciclos de limpeza por circulação

A limpeza deve começar imediatamente após a ordenha, enquanto as tubulações estão mornas e não ocorreu formação de depósito de resíduos. Deve-se desconectar a tubulação de leite do tanque resfriador e deixar drenar todo resíduo de leite da unidade final e bomba de leite. Recomenda-se a limpeza manual externa das unidades finais e mangueiras, antes de acoplar as unidades de ordenha na linha de limpeza, fechando o circuito por onde as soluções de limpeza serão circuladas, a partir do tanque de limpeza utilizando os produtos ALEPH.

Enxágüe inicial: O enxágüe com água morna (40ºC) tem como objetivo remover os resíduos de leite solúveis em água. Recomenda-se não recircular este enxágüe e descartar a água após a passagem pelo equipamento. A temperatura não deve ser inferior ao limite de 35ºC, pois abaixo ocorre a saponificação da gordura, e acima de 53ºC ocorre desnaturação de proteínas. Adicionalmente, o uso de água morna no enxágüe causa leve aquecimento das tubulações e auxilia na manutenção da temperatura dos próximos ciclos. Recomendamos realizar enxágüe entre os ciclos de detergente alcalino e ácido, para remover resíduos químicos que podem ser incompatíveis. (nota a água utilizada para enxágüe deverá ser tratada e isenta de microorganismo).

O enxágüe deve remover entre 90 e 95% de todos os resíduos de leite após a ordenha. Como nesta etapa não há gasto de detergentes deve-se procurar fazê-la com a máxima eficácia, o que facilita as próximas etapas.

Limpeza com detergente alcalino clorado ALEPH: o objetivo principal desta etapa é a remoção da gordura e proteína após o enxágüe inicial. O detergente reduz a tensão superficial da água, o que facilita a penetração da água nos resíduos aderidos. A faixa de temperatura da água e diminui com o aumento da dureza.

A alcalinidade da solução para circulação é de 250 a 500 ppm de alcalinidade (expressos como Na2O) para ordenhadeiras e 400 ppm para tanques resfriadores. O conteúdo de compostos clorados varia de 75 a 200 ppm de NaOCl (hipoclorito de sódio) para equipamentos de ordenha e de 100 a 200 ppm de NaOCl para tanques.

Limpeza com detergente ácido ALEPH: este ciclo de limpeza é usado para remover os depósitos minerais de origem da água e do leite. A freqüência de utilização depende da qualidade da água (dureza) usada para limpeza, sendo normalmente recomendada pelo menos duas vezes por semana. A solução detergente ácida deve apresentar pH menor ou igual a 3,5 para uma ação efetiva, diminuindo a capacidade de multiplicação microbiana e facilitando a ação do sanitizante.

Desinfecção ou sanitização ALEPH: a desinfecção é uma etapaimportante da limpeza visandoreduzir a contaminação bacteriana. Os sanitizantes são aplicados por circulação após as etapas de limpeza para eliminar microrganismos que sobreviveram e que podem se multiplicar. Os depósitos de resíduos e filmes aderidos às superfícies impedem a ação dos sanitizantes, protegendo os microrganismos de sua ação. A desinfecção com produtos a base de cloro pode ser realizada antes da ordenha para eliminar os microrganismos que sobrevivem no período entre ordenhas.

Contato:

(24) 3326-9338

(24) 9947-5353

(24) 9958-8611

Fonte: www.raizesrurais.com.br

 

Mashbio dá dicas de como higienizar a ordenha para melhorar qualidade do leite

Mashbio dá dicas de como higienizar a ordenha para melhorar qualidade do leite ...
veja mais [+]


Top 100 MilkPoint - 2012: quem são os maiores produtores de leite do Brasil

Top 100 MilkPoint - 2012: quem são os maiores produtores de leite do Brasil ...
veja mais [+]


Gillette Emperor Smurf é a nova recordista mundial com 214.686 kg de leite em produção vitalícia

Gillette Emperor Smurf é a nova recordista mundial com 214.686 kg de leite em produção vitalícia ...
veja mais [+]


TODAS AS NOTÍCIAS
Busque outras notícias no site.
A Empresa | Fórum | Artigos | Notícias | Parceiros | Eventos | Perguntas Frequentes |
Cadastre-se | Produtos | Receitas | Fale Conosco | Oportunidades | SAC
 
  Cooperativa Barra Mansa - Brasil LTDA. Todos os direitos reservados.